Dicas e curiosidades da Língua Portuguesa

Dicas, Geral

O Português Lógico

4 meses atrás - por:

o_portugues_lógico

Desde o início de minha atividade profissional – e lá já se vão mais de quarenta e cinco anos –, sempre tive uma preocupação: não ensinar o Português da forma insossa com que ele me fora ensinado.

Esse grito de libertação fez-me pensar em aulas diferentes, em atividades diferentes, em relacionamento professor-alunos diferente, em material didático diferente e, principalmente, em uma metodologia de ensino diferençada.

Com essa preocupação bem (e sempre!) presente, fixei-me num ponto que me era bem claro, familiar, encantador: a sequência lógica da Matemática. Aliás, eu sempre fora aluno nota dez nessa área de conhecimento.

A exatidão, o raciocínio lógico e a possibilidade de compreensão filosófica dos assuntos, nela existentes, fascinavam-me. E eu, agora já professor, me questionava:

não será possível ensinar o Português como me fora ensinada a Matemática?

Numa prova einsteiniana de que nada é impossível quando se quer intensamente alguma coisa, sempre inovei nas aulas (bem planejadas, interessantes, surpreendentes, inovadoras!), no material didático (paralelamente àquele adotado pela escola, eu sempre produzi também o meu!), na relação com os alunos (aulas dialogadas, envolventes, produtivas!), na distribuição dos conteúdos (sempre sequenciais, sem nunca desprezar os pré-requisitos!), na fundamentação conceitual (sem admitir que algo fosse assim porque alguém dissera que assim tinha de ser, mas buscando, com meus alunos, o porquê de cada coisa!) e na consolidação de uma metodologia própria (algo que facilitasse, de fato, o ensino e a aprendizagem, envolvendo os alunos e levando-os ao gosto pelo idioma pátrio!).

Perseguindo tenazmente esses objetivos, vi que, de forma até surpreendente, meus alunos aprendiam mais, estudavam mais, produziam mais, dedicavam-se mais, gostavam mais, muito mais, de minhas aulas e, por natural consequência, da própria Língua Portuguesa. E, evidentemente, aprendiam mais, muito mais!

Em conversas abertas, francas e sinceras com os discentes – sim, porque da satisfação dos alunos é que se forma a verdadeira amizade com os professores –, fui consolidando minha antiga expectativa, agora uma convicção:

é possível, sim, ensinar o Português como sempre se ensinou a Matemática, de forma sequencial, lógica, exata, convincente, produtiva, fácil.

Afinal, em minhas reflexões, percebi claramente a existência desta sequência lógica: os fonemas são representados pelas letras; as letras formam as sílabas; as sílabas formam os vocábulos; os vocábulos formam as frases; as frases formam as orações; as orações formam os períodos; os períodos formam os parágrafos; e os parágrafos formam os textos.

Por:
Prof. Ironi Andrade
do autor
Professor de Língua Portuguesa, Redação e Oratória e criador do Método do Português Lógico, o qual já vem sendo testado, com absoluto sucesso, há mais de 46 anos de magistério.

Comentários sobre este post

Cadastre-se e receba nossas novidades