Professor Ironi Andrade orienta alunos do projeto Universidade Popular

Aula-palestra foi ministrada a 120 candidatos às provas do Enem, que ocorrem no final do mês de outubro.

Na noite de quarta-feira, 25, o professor Ironi Andrade esteve no auditório da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), Centro de Passo Fundo, onde ministrou uma aula–palestra a 120 candidatos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem no final do mês de outubro. Em sua explanação, o professor Ironi destacou a importância dos trabalhos de leitura e interpretação de textos, além da concentração, do preparo psicológico, do repouso e de uma boa alimentação. “É preciso muito equilíbrio emocional e uma preparação especial, principalmente nos dias que antecedem a prova”, disse. Depois de uma breve introdução, o professor apresentou a todos o texto “Os Três Amigos”, de autoria do filósofo russo León de Tolstoy. Ele fez um trabalho especial de interpretação do texto, marcando as palavras e orientando os alunos a agirem da mesma forma, sempre que encontrarem textos em provas de concursos.

Procura

A aula fez parte do projeto Universidade Popular, coordenado em Passo Fundo pela professora Nalu Cordeiro de Mello. Ela explica que esse projeto é desenvolvido no município desde o ano de 2006 e tem como principal objetivo aumentar a cada semestre o número de alunos interessados em realizar a prova do ENEM. Segundo ela, as aulas acontecem nas dependências da EENAV porque o município não dispõe de espaço em uma de suas escolas. “Foi firmada uma parceria com o Estado para que as aulas pudessem ser realizadas. As aulas são ministradas para jovens e adultos, sempre com direcionamento para a área da profissionalização. No primeiro semestre desse ano tínhamos 50 alunos e, no segundo, o número aumentou para 120”, conta. Além da professora Nalu, também participaram da aula os professores Tarcius Pinheiro (Matemática), Alessandro Assis (Ciências Humanas), Vanusa Rossetto Assis (Linguagens/Redação), Jerônimo De Boni (Biologia), Rosângela Zandoná e Cláudia da Costa (coordenadoras pedagógicas).

Opiniões

O aluno Jocemar Andrade da Rosa, 23 anos, disse ter ficado impressionado com a aula ministrada pelo professor e que vai aproveitar tudo o que ouviu, não só para o momento do ENEM ou de outros concursos, mas para sua vida. “O conhecimento do professor é enorme e eu aprendi muito. Foi uma aula que eu nunca imaginava ter porque o professor Ironi tem ume experiência incrível. Vou levar para minha vida toda”. Vitor Fernandes, 39 anos, diz que a aula lhe proporcionou uma outra visão em relação a coisas que nunca antes tinha prestado atenção. “Abre um leque de outras coisas na nossa vida e vemos que nem tudo é só estudo. Temos que ter uma boa preparação mental para que possamos aproveitar da melhor maneira possível nossos conhecimentos”. Outro aluno, de 25 anos, diz que a aula trouxe uma mensagem essencial a todos que estavam no auditório. “É uma grande vantagem recebermos esse conhecimento que o professor nos transmite”.

Rodrigo Accorsi/Assessoria de Comunicação – Sistema Educacional Ironi Andrade