Professor Ironi Andrade faz palestra a professores do Colégio Estadual de Sananduva

Na oportunidade, ele pôde encontrar colegas de magistério e relembrou sua infância

Depois de 37 anos, o professor Ironi Andrade voltou a Sananduva e palestrou aos professores de um dos primeiros colégios em que ele trabalhou – Colégio Estadual de Sananduva – no início de sua vida profissional. Além de profundamente sentimental, o encontro serviu para que o professor reencontrasse velhos colegas de magistério e muitos ex-alunos, hoje professores daquela escola.

O momento que mais marcou a plateia foi, sem dúvida, aquele em que o professor Ironi relembrou sua infância, sua vontade férrea de progredir nos estudos, sua dificuldade quando foi desligado do internato “porque seu Português não tinha conserto ou arranjo possível”. Seguiu-se o impacto quando uma ex-aluna, hoje professora, questionou-o sobre o porquê de seu tão enorme sucesso no magistério e ele respondeu: “Desde o episódio do desligamento do internato, decidi que não seria apenas mais um neste mundão de meu Deus”.

Já, para o professor Ironi, o momento que lhe fez sentir descerem lágrimas pela face foi quando a diretora da escola, professora Maristela, agradeceu sua gentileza e disse: “O Senhor pode ter certeza, professor Ironi, de que tantos ex-alunos seus – como eu mesma – estão hoje aqui e são professores devido à sua influência, sempre contagiando pessoas com sua responsabilidade e com a garra com que sempre nos dava aquelas belíssimas aulas”.