Depoimentos

Depoimentos de alunos sobre os 40 anos de profissão do Professor Ironi Andrade

Erasmo Carlos Battistella – Diretor Presidente/BSBIOS:
Prezado Professor Ironi!
Sinto-me muito feliz e honrado de poder ter sido seu aluno. Com sua competência e ótima didática, aprendi muito e pude evoluir em minha pronúncia e desenvolver a oratória em público. Tenho certeza que assim como eu, outras pessoas adquiriram conhecimentos importantíssimos para melhorar a performance em suas vidas e profissões.
Parabéns pelos 40 anos de profissão. O Sr. é um exemplo a ser seguido!

Cordialmente,
Erasmo Carlos Battistella
Diretor Presidente BSBIOS

Luciano Azevedo – Ex-Deputado Estadual, Prefeito De Passo Fundo (2013-2016):
Considero um privilégio ter sido aluno do professor Ironi Andrade, um dos mais respeitados conhecedores da Língua Portuguesa. Suas aulas eram um estímulo ao correto uso de nosso idioma. Ao completarem-se 40 anos de profissão, cabe homenagear esta figura ilustre, que divulga o nome de Passo Fundo por todo o país e que tanto contribui para a educação e a cultura de nossa cidade. Obrigado, professor, por sua incansável trajetória no ensinamento de diferentes gerações de passo-fundenses.

Luciano Azevedo

Beto Albuquerque – Deputado Federal (PSB):
O professor Ironi Andrade, meu amigo Ironi Andrade, meu irmão Ironi Andrade, teve uma passagem muito importante e continua tendo nas relações de amizade seletas que eu costumo preservar. Graças ao Ironi eu consegui felizmente ter um aprendizado na língua portuguesa, que me exige até hoje perfeição, cuidado, busca de acertos e de atualização. Além de ser um grande homem, amigo, pai, um homem de família, é um grande mestre, um grande professor! Com ele não há quem não aprenda a falar o português corretamente. Que bom que existem brasileiros e mestres como o Ironi Andrade para fazer os brasileiros buscarem a linguagem correta do nosso português!

Desde que tive aulas com o Ironi sempre me cuidei para escrever e falar corretamente. Por meio das suas regras e sua tática, isso sempre foi muito importante pra mim. Ironi, 40 anos de profissão, meu amigo! Podes comemorar porque tu és um homem vitorioso, vencedor e mais do que isso: você ajudou muita gente a crescer e a se qualificar e isso é extremamente importante! Que outros 40 anos venham pela frente meu amigo! Conte comigo. Particularmente é um orgulho ter você como um amigo e irmão de todas as horas. Parabéns!

Beto Albuquerque


Alunos Redação 2014

Emely Reinehr – Aprovada no Curso de Medicina da Unisul:
Desde muito pequena já expressava minha vontade de cursar a medicina e, com o passar dos anos, só tive mais certeza de minha escolha. Para chegar lá, porém, havia um desafio: o tão temido e concorrido vestibular. Passar nesse concurso, sem dúvidas, não foi e não é tarefa fácil. Frequentei cursinhos pré-vestibulares durante três anos, mas além deles, contei com outros apoios. Dentre eles estava o curso do professor Ironi Andrade, que, com certeza, foi um fator decisivo para minha aprovação. Durante o meu preparo, fiz o curso de redação por duas vezes, o curso de Português e o curso Especial para Concursos. Comecei os estudos com extremas dificuldades, mas que, com a ajuda do Professor, foram superadas. Durante os atendimentos particulares, sempre contei com toda a paciência do professor, que me explicava a matéria inúmeras vezes e sempre se atentava às minhas dificuldades. Ainda, costumo dizer que ele é um grande amigo, pois, além do aprendizado, ele sempre me aconselhou, me escutou, me acalmou e me apoiou nos momentos difíceis, o que, para mim, foi importantíssimo! Sou muito grata ao Professor Ironi, pois, com o seu apoio, eu pude chegar à tão sonhada medicina. Sem dúvidas, o Curso do professor é incrível!

Bárbara Battistel – 1º lugar geral do vestibular de verão UPF/2013:
Quando busquei os serviços do Sistema Educacional Ironi Andrade, esperava obter excelência no domínio da Língua Portuguesa. De fato, foi isso o que eu encontrei. No entanto, a maior aprendizagem que obtive foi como encarar a vida e, consequentemente, a postura que devemos ter diante de uma prova, ou algo semelhante. Assim, creio que a minha subjetividade foi o que teve maior acréscimo nas aulas.

Cibely Bavaresco – Nota 8,1 no vestibular de verão da UPF 2013 – Aluna do 2º ano do Ensino Médio:
O curso, na minha opinião, foi de grande aproveitamento. Descobri novos modos (e que não conhecia) para pRoduzir um texto. As correções individuais agradaram-me muito. Aprendi bastante com o curso de redação e, se pudesse, faria de novo.

Luiz Henrique Roveda – Aprovado em Direito na IMED e na UPF:
O curso foi muito importante. Cresci muito e não me arrependo de tê-lo feito. Os professores foram ótimos e muito competentes. Foi muito gratificante fazer o curso aqui.

Pietro Rambo Sordi:
Aprendi muito durante as aulas e nos atendimentos individuais. Meu desempenho no ENEM e em vestibulares, demonstrando a qualidade de ensino, obteve uma melhora notável.

Domingos Menin Mendes:
O curso de Redação é ótimo. A apresentação dos temas e das propostas nas aulas foi muito proveitosa, mas é nas correções individuais, “olho no olho” do aluno, que se percebem as dificuldades, os vícios e até mesmo a clareza e a concisão. Excelente curso. Aprende-se a escrever sem frescuras ou modismos.

Henrique Della Méa:
O curso de Redação, do professor Ironi, é, sem dúvida, um grande auxílio para o vestibulando e o concurseiro. Com o professor Ironi, não existe quem não aprenda a fazer redações. O curso foi muito bom e valeu a pena em todos os sentidos.

Professora Maiara Cristina Fontana:
Saio do curso satisfeitíssima, contente com os ensinamentos do professor Ironi. Além disso, fica a pergunta: por que não o conheci antes? São aulas animadas, cheias de conteúdo e que fazem com que os alunos saiam de cada uma delas com outra visão de mundo, muito mais inteligente.

Mariana Nichele – Aprovada em Arquitetura e Urbanismo:
Sim. O curso de redação me ajudou de forma inexplicável. Fez com que eu aprendesse a escrever, a me expressar de forma melhor e mais bonita. Ensinou-me a produzir obras de arte não só para fins estudantis, mas para a minha vida e realização pessoal.

Vinícius Schunh:
O curso de Redação foi um grande acerto. O Professor Ironi fez juz à sua boa fama e proporcionou, além de aprendizado técnico sobre a redação, maior tranquilidade, rotina e gosto na hora de escrever. Foi um semestre fantástico e de muita evolução.


Lucas Refosco – Aluno do ensino médio – 7,1 na redação da UPF:
O curso foi muito proveitoso e proativo, e com o curso sei que estou muito mais preparado para brigar por vagas em todo o país.

Marcelo Faedo Turra – Aluno do ensino médio – 7,7 na redação da UPF:
O curso agregou qualidade às minhas redações, principalmente na estruturação. As correções individuais tornam-no diferenciado.

Júlia Baroni Rebelato:
O curso de redação, oferecido pelo Sistema Educacional Ironi Andrade, é de grande aproveitamento. Tenho certeza de que ele irá me ajudar em vestibulares e na realização de meu sonho: tornar-me médica. É um bom investimento. Gostei muito e espero poder fazer outros cursos.

Régis Fornari:
Sem dúvida, gostei muito do curso. Afinal, nesse semestre, conheci um sentido diferente e promissor para escrever uma redação. Além de corrigir meus erros, consegui aperfeiçoar e evoluir na hora de dissertar. Isso foi um grande benefício para eu conseguir minha aprovação em Medicina, além de poder levar esse aprendizado para o resto da vida.

Priscila Richter:
Por meio do curso de Redação, senti uma grande evolução e o aprimoramento da compreensão dos temas, da organização e da aplicação dos conhecimentos linguísticos. O atendimento individual fez toda a diferença, pois assim reconheci meus pontos fracos e pude cada vez mais melhorar. A facilidade de explicação dos erros e soluções para aboli-los foi primordial. De todo o curso foi excelente.

Samara Trevizan:
A partir do momento em que comecei a participar do curso Ironi Andrade, pude, realmente, entender o que é aprender a pensar, quando se tem que expor no papel. Sem dúvidas, levarei para o resto da minha vida esta ótima experiência não só como (hoje) vestibulanda, mas sim levarei para os meus próximos desafios. Fica o meu muito obrigada pelas aulas, pelo carinho, pela atenção e, acima de tudo, pela preocupação em nos fazer aprender.

Maurício Tedesco – 7,0 na redação da UPF:
A minha chegada ao curso foi de extrema importância em relação ao enorme conhecimento adquirido. Afinal, através das aulas, foi possível desmistificar muitos ‘tabus’ que ficaram durante minha caminhada escolar. Ao término do curso, tenho certeza de que muito foi acrescentado à minha formação. Desde já agradeço, principalmente ao professor Ironi, pela maneira como transmitiu o conteúdo e soube respeitar nossas dificuldades, resolvendo-as.

Arthur Tochetto – Aprovado em Engenharia Química:
Gostei muito, só aumentei meu conhecimento, não só em redação, mas para a vida toda, com muito aprendizado, sendo uma indicação de meu pai que também fez o curso e conseguiu passar e alcançar seus objetivos.

Enfermeira Fernanda de Carvalho – Português e Redação – Erechim:
O curso de Português foi muito importante para minha vida, pois foi através dele que consegui superar minhas dificuldades com o idioma e entender realmente como é o Português. Afinal, sete anos depois que me formei no ensino médio, havia muitas coisas de que não lembrava mais. Minha maior realização, porém, foi em relação à concordância verbal: posso afirmar que aprendi mesmo. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ter aulas com o Professor Ironi Andrade. Só tenho a agradecer. Sei que foi puxado a ano, mas aprendi e, com certeza, os próximos vestibulares serão mais tranquilos. Em relação ao curso de Redação, considero-me outra pessoa. Aprendi muito e sei que ainda há a aprender. Obrigada novamente por ter-se disposto a vir a Erechim. Não há dúvidas da importância, do benefício e do aproveitamento pessoal durante o decorrer desse ano. Parabéns pelo excelente trabalho que realizas: sempre motivado, animado e disposto a ensinar.



Mais depoimentos de alunos sobre os 40 anos de profissão do Professor Ironi Andrade

Dalma Diamante Gouveia – Juíza Aposentada TRT – Campo Grande/Ms:
Conheci o Professor Ironi Andrade através do Curso de Oratória por ele ministrado em Campo Grande, em 2003, aproximadamente. O Professor Ironi é dessas pessoas que deixam marcas por onde passam. Seu carisma não permite que saia de cena “à francesa”. Deixa saudade e muitos pedidos de “bis”. Dentre suas inúmeras qualidades, uma que me marcou muito foi sua sensibilidade. Cursos de oratória geralmente são frios, porque baseados em técnica.
O Professor Ironi, diferentemente, em seus cursos, alia a técnica – que é necessária – a uma enorme sensibilidade, mostrando ao aluno, pelo seu exemplo, que tudo na vida merece um pouco de calor humano. O resultado disso é que as pessoas saem de seu curso extremamente motivadas. Eu diria que o Professor Ironi tem o maravilhoso dom de tornar as pessoas melhores.
Parabéns, caro amigo.
Que você continue sendo essa luz na vida de todos nós. Muitas felicidades e bênçãos divinas em sua trajetória.
Grande abraço.

Adalberto Menon – Ex-Aluno – Sananduva/RS:
Professor Ironi, depois de muitos anos rever o meu professor foi muito bom. Sobre o curso foi muito proveitoso e também além do curso de oratória aprendemos também a trabalhar melhor nossos sentimentos pois no dia a dia exige muito de nós.
Parabéns pelo curso e pelo conteúdo apresentado nestes dias.

Domingos Menin Mendes – Atual Aluno Do Prof. Ironi:
Professor Ironi,
40 anos dando aulas merece uma reflexão: tal profissional deve ter um dom específico, uma grande habilidade de expressão e, sendo professor, muitos exemplos a serem seguidos. E o senhor os tem! Parece até que o senhor nasceu na frente do quadro negro (ou verde, ou branco).
Que o senhor continue a irradiar todo o entusiasmo que passa aos teus alunos, alguns desses entusiastas, outros nem tanto, mas todos recebem a mesma atenção e exemplo que senhor muito bem transmite.
Que Deus ilumine sempre o senhor e que continue na tua missão de ensinar.
Um grande abraço.


Ana Paola Emanuelli – Juíza do Trabalho – Mato Grosso do Sul:
Ironi Andrade, meu amigo e professor, dispensa apresentações. E não é sem motivo.
Conheci o Professor Ironi há quase vinte anos atrás, quando iniciava meu curso de direito, e, ao mesmo tempo, participava do curso de português e redação que ele ministrava.
Desde então, fiquei fascinada pelo modo simples e lógico com que o Professor Ironi ensinava o português. Visionário e intrigante. Ele é assim. E suas aulas desafiavam o lugar-comum, pois aliavam o conhecimento a um método lógico de ensinar e aprender.
E o que mais me impressionava era a energia que imanava da sua pessoa. Impossível não enxergar em Ironi Andrade a paixão pelo que fazia. Percebia-se, logo de início, que o Professor Ironi, em sala de aula, via o mundo com cores mais brilhantes e imagens mais definidas. Era um entusiasmo sem limites. Do exemplo de Ironi Andrade, conclui-se que tudo dá certo quando se ama o que está fazendo ou se está apaixonado por seu projeto.
Eu tenho orgulho de dizer que fui aluna do Professor Ironi: uma pessoa que se distingue pela sua competência, pelo seu carisma, pela sua energia, pela sua determinação e pelo seu comportamento ético. Parabéns grande amigo pelos quarenta anos de belas conquistas. Obrigada por ter sido, por inúmeras vezes, meu mentor nos momentos de decisão e que você continue nessa prodigiosa trajetória.
Grande abraço.

Juliano Vanzela – Aluno do curso de Oratória – David Canabarro/RS:
A forma de trabalho desenvolvida pelo professor Ironi é totalmente diferente da até então vista por este aluno, vez que é motivante e de uma eloquência distinta, sem deixar de lado a didática necessária para repassar suas técnicas de aprendizagem. Minha expectativa, de uma forma mais sincera possivel, é que seria mais uma de várias palestras sem fundamento “chata mesmo” de que participei, que não aguentaria 1 (uma) hora. Todavia, e para minha sorte, o curso está sendo excelente, muito proveitoso e com certeza irá contribuir muito na minha vida profissional.


Depoimentos sobre o treinamento aos professores Municipais de Ilópolis - Julho de 2013

“Na minha opinião, o trabalho foi bem produtivo, aprendi muitas coisas que, com toda a certeza, serão muito úteis em meu trabalho. Estes cincos dias foram de intenso aprendizado, e isso me fez descobrir quão pouco sei. Na certa, tudo foi muito útil, e acho que a gramática, como é a minha maior dificuldade, deveria ter sido introduzida um pouco “antes”, pois nos restam ainda milhares de dúvidas que, ao longo desses cinco dias, poderiam ter sido sanadas. Mas acredito que posso me esforçar e ir em busca das respostas que ainda não sei.”

“O trabalho foi realizado de acordo com as necessidades e as dúvidas que foram surgindo. Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a Língua Portuguesa, assim como noções sobre a nova reforma ortográfica. Muitas dúvidas ainda permanecem, mas as “sacudidas” dadas todos os dias pelo professor Ironi Andrade, com certeza nos provocaram a buscar e buscar. Na verdade, não foi um curso onde aprendemos só sobre gramática, e sim foi um compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas. Com certeza, tudo que ouvi levarei para sempre e procurarei botar em prática no dia a dia da sala de aula.”

“Ao participar deste curso, tive a oportunidade de, mais uma vez, ter perto de mim alguém tão especial e conhecedor dos conteúdos da Língua Portuguesa, o qual nos demonstrou, de forma clara e lógica, tudo o que podemos melhorar. Fiquei muito feliz por adquirir mais um pouco de conhecimento.”

“Para mim, o aproveitamento do curso foi muito bom, pois trouxe, além de conhecimentos importantíssimos de Língua Portuguesa, diversas dicas do “ser professor”, de oratória e também formas de motivar os alunos para o aprendizado. Nós, professores, temos a consciência de que formaremos os cidadãos do amanhã, e para isso é extremamente necessária a nossa capacitação contínua.”

“Gostei muito dos encontros para reflexão sobre a prática pedagógica, principalmente a reflexão sobre diversas “atividades” que fazíamos e deixamos de fazer e sobre as dúvidas da Língua Portuguesa que foram esclarecidas e suscitaram mais dúvidas.”

“Acredito que, para nós, professores, a capacitação nunca será demais, pois, a cada dia, o mundo exige mais e mais de nós, professores, educadores e formadores dos homens de amanhã. Esse trabalho com certeza, só veio a acrescentar, trabalho esse maravilhoso com o professor Ironi Andrade, que, apesar de sanar várias dúvidas, nos motivou e nos educou para o amanhã. Parabéns a você, professor Ironi, e a toda sua equipe.”

Magáli Marchese Franciozi:
Gostei muito do treinamento. Foi de extrema importância em minha bagagem, como pessoa, em primeiro lugar, pois trabalha o pessoal e a alma do professor. Faz-nos repensar muitas atitudes em sala de aula, nos motivando e nos deixando bem claro qual melhor caminho seguir. Por onde for, vou sempre lembrar dos teus ensinamentos!

“O curso de Língua Portuguesa me motivou, pois tenho muito que aprender. Para mim, o mesmo irá contribuir para que eu busque mais conhecimentos, nos textos, na fala… Professor Ironi Andrade, o seu papel é motivador. Obrigado.”

“No meu ponto de vista, tive um bom aproveitamento. Pude tirar dúvidas da Língua Portuguesa. Vi perfeitamente onde devo melhorar minhas aulas, como educadora, aprendendo a retomar emoção, participação… em sala de aula.”

“O trabalho foi muito bom, pois esclareceu muitas dúvidas. O curso deveria continuar por mais tempo para termos uma melhor preparação no nosso futuro profissional.”

“Este encontro foi muito proveitoso. Muitas dúvidas, ansiedades e lamentações de formas diferentes nos foram sanadas. Gostei muito e sou grata a você, professor Ironi, exemplo de inteligência, dedicação e emoção. Sem muitas palavras, parabéns por ser este ser maravilhoso, preocupado com o ensinar, com o melhor para todos. Um abraço.”

“Foi bom, deixou-nos à vontade. Tiramos algumas dúvidas e nos incentivou a estudar, que o conhecimento é muito importante. Levou-me a uma mudança, que mudar é possível, mas é difícil. Até uma próxima oportunidade.”

“Quanto ao trabalho realizado, valeu a pena. Somos profissionais da educação e temos o dever de avaliar nosso trabalho. Não podemos parar no tempo e no espaço, e esse trabalho veio acrescentar e colaborar com a prática. Enfim, descobri que temos muito a aprender para depois ensinar.”

“O trabalho realizado pelo professor Ironi foi muito emocionante e cativante. Além de suprir algumas dificuldades na escrita do Português , também nos orientou sobre a interpretação da Língua que falamos e de como deveria ser falada. Dessa forma, foi um excelente trabalho, que nos instigou a estudar mais a nossa língua-mãe.”

“Acredito que o curso, para mim, foi de grande valia. O professor Ironi é excelente em seu papel de professor e motivador. Todas as atividades, textos, exercícios e falas só contribuíram para o meu crescimento. Tenho muitooooooo o que aprender; mesmo assim, meu muito obrigada, professor Ironi. Até o próximo curso. Um abraço carinhoso.”

“Bom curso, material ótimo, boa didática. Exemplos práticos e aplicáveis. Carga horária adequada. Domínio do conteúdo pelo capacitador. Senti falta de mais Português (aula), gostaria de poder aprender mais.”

Sandra Telles:
Professor Ironi! Cada vez mais motivador, orientador de vivências, experiente e um ótimo comunicador. O que trabalhamos no último dia era o que aguardávamos ansiosos durante os quatro dias de curso. Por isso senti a necessidade de mais… Sei que devo iniciar a busca imediatamente, mas estou feliz. Um grande braço.

“Foi uma semana proveitosa, em que consegui tirar muitas dúvidas e aprender muita coisa.”


Ivanir:
Considero o curso valioso, fantástico e muito proveitoso, pois aprendi muitas coisas importantes para minha vida e minha carreira profissional. Certamente aplicarei seus ensinamentos. Estou muito feliz por tê-lo como um verdadeiro mestre. Nunca esquecerei do texto “O caminho da loucura”. Esse, sim, tocou fundo meu coração. Abraços.

“Nestes últimos dias, tivemos a oportunidade de ter em nosso meio uma pessoa muito especial e que nos mostrou o quanto nós somos “taipas”. Tentou desmanchá-las, mas conseguiu tirar apenas algumas pedras. Aprendemos muito, tivemos muitos momentos de indignação, com nós mesmos. A Língua Portuguesa é muito mais difícil do que imaginamos, mas com esforço e dedicação chegaremos lá.”

“Achei muito bom, porém fiquei muito angustiada com o que preciso buscar. Sabendo também que novos erros e dificuldade surgirão. Com certeza, muito vou usar desse curso para minha vida.”

Jéssica Provensi:
O curso realizado pelo professor Ironi, durante estes cinco dias, foi maravilhoso. Serviu para nos estimular, compreendermos melhor a Língua Portuguesa, o modo como lidamos com os alunos e como os professores regem suas aulas, na maioria das vezes cansativo e exageradamente. Um ponto que gostaria de citar, que achei interessante é o modo como o professor Ironi conduz suas aulas. A escola está de parabéns pelos trabalhos realizados!

“Avaliar um trabalho não é nada fácil. Principalmente quando a pessoa a ser avaliada, ou seu trabalho desenvolvido (que é o caso) é o professor Ironi. Refere-se a alguém com tanto conhecimento. Então, para mim, basta apenas dizer que seu trabalho foi maravilhoso e eficiente, pois conseguiu transmitir suas experiências de forma concreta e objetiva. Com certeza, nos motivou e fez com que refletíssemos sobre a educação. Receba, então, o meu agradecimento.”

“O curso, que ora se encerra, foi de uma enorme importância para mim. Tenho certeza de que auxiliará para que as minhas aulas sejam melhores.”

“O curso foi muito valioso. O professor Ironi transmite o conhecimento com clareza, motivação e expressão, fazendo com que possamos entender mais facilmente o conteúdo. No decorrer das palestras, consegui aprender muitos vocábulos para facilitar minha vida profissional. Parabéns, professor Ironi, és um excelente transmissor de conhecimento.”

Kelin Spezia:
Eu adorei ter feito o curso. Foi muito além das minhas expectativas. Pude perceber o quanto preciso estudar e me dedicar para me tornar uma professora de Língua Portuguesa e uma pessoa melhor. Espero vê-lo em breve, para continuarmos essa troca de energia e contar sempre com seu apoio. Com certeza será um ótimo investimento.

“O trabalho realizado no decorrer destes cinco dias foi de grande valia para o meu crescimento, pois veio contribuir para que eu possa refletir como estou agindo na função de educadora. Foi dinâmico e atendeu em parte minhas expectativas. Não foi cansativo e conseguiu fazer de mim uma pessoa mais ativa e que buscará, com mais frequência, o conhecimento. Procurei aplicar em minhas aulas os ensinamentos adquiridos durante este curso.”

“Foi um bom trabalho, onde se pôde refletir sobre nossa prática em sala de aula e também sobre inúmeros erros que possuímos quanto à Língua Portuguesa: na fala, na escrita, etc..”

“Curso foi desenvolvido de forma dinâmica. Aspectos abordados de extrema importância práticas envolventes. Conteúdos a serem utilizados em sala de aula e na vida. Provocações necessárias ao crescimento. Enfim, curso motivador em inúmeros aspectos.”

“O trabalho foi bastante motivador. Ao mesmo tempo em que aprendemos “gramática”, interagimos com nossos colegas, tornando as aulas agradáveis e dinâmicas. Acredito que seria de extrema importância que tivéssemos outras aulas para que a aprendizagem tivesse uma continuidade mais ”ampla”. Que tenhamos sucesso em nossa caminhada.”

Anacélia Predebon:
Adorei o treinamento. Sanou diversas dúvidas e abriu meus olhos para muitas outras que eu nem ousava vê-las. Fiquei inquieta frente a vários assuntos. O professor Ironi é simplesmente fantástico. Trouxe teoria, prática: cultura, emoção, reflexão…tudo isso com alma. Foram momentos maravilhosos que deixaram uma imensa vontade de continuar essa busca constante que deve ser o saber. Enfim, foi ‘bala’.

“No momento em que fui convidada para participar do curso, fiquei muito feliz. Aceitei, pois sabia que iria aprender muito e sanar muitas dúvidas. Confesso, nos primeiros dias, fiquei muito angustiada, mas, depois, fomos presenteados com muitos esclarecimentos e aulas descontraídas e muito agradáveis, aprendendo de uma maneira muito legal. Adorei, espero ter outras oportunidades.”

“Para mim, o curso foi bom. Aproveitei o máximo que pude. Não sou da área de Português, mas me esforço o máximo para escrever bem e corrigir os alunos. Vou procurar ler mais e entrarei em contato com o senhor para obter mais textos.”

Simone C. Gomes:Professor Ironi, muito bom. O curso, como um todo, mexeu com o sentimento. E, a partir disso, ficou mais fácil a compreensão. Fez com que se desse uma parada e se fizesse uma reflexão sobre nós mesmos. Assim, se dá mais valor àquilo que estamos fazendo. Além de fazer com que tivéssemos mais expressão, mexeu com nossa emoção. Acredito que, a partir disso, serei cada vez melhor. Obrigada!


Depoimentos de alunos do Curso de Português Completo - Julho de 2013

Ana Caroline – Turma da Noite:
Com certeza, gostei do curso. Além de aprender a Língua Portuguesa de modo prático e eficiente, as aulas são extrovertidas. Logo, para mim, se torna ainda mais interessante na hora da aprendizagem. Aprender Português nunca foi tão fácil como agora! Obrigada.

Jean Rodrigo M. de Souza – Turma da Noite:
Gostei muito do curso e foi muito prazeroso. Além do conhecimento adquirido durante as aulas, eu me diverti bastante. Realmente o curso é maravilhoso.

Conthieta Russo – Turma da Noite:
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar toda a equipe da escola pela atenção especial e pelo carinho para com os alunos. Gostaria de ter mais tempo para me dedicar à aprendizagem e aos estudos. Mas, assim mesmo, aprendi muito e fico muito feliz sabendo que vou aprender muito mais. Obrigado a todos.

Laura – Turma da Noite:
Gostei muito do curso de Português, pois a forma de como ele nos é ensinado o torna bem mais claro e organizado, seguindo uma linha lógica e facilitando a compreensão e o estudo.

Simone da Silva Dias – Turma da Noite:
Sim, gostei muito do curso. É um aprendizado para vida toda. Certamente ele irá ajudar-me muito no dia a dia, pois, para minha profissão, é indispensável. E pretendo fazer outros cursos para adquirir cada vez mais conhecimento!

Maurício Tedesco – Turma da Noite:
Na primeira aula a que assisti já tive certeza da grande e importante escolha que havia feito. Percebi que a Língua Portuguesa não era aquele “mistério” que formei durante minha caminhada escolar. Aqui encontrei bons professores e um método lógico de aprender o idioma. O meu sentimento fica por não ter vindo em busca dessa maravilha antes. Peço desculpas pelos erros cometidos nessas linhas que escrevi.

Eliziane Zanchet – Turma da Noite:
Aprendi a gostar do Português quando comecei a entendê-lo. Adoraria surrar “alguns professores” que tive no colegial, pois estudar o “bendito” Português sempre foi um drama.


Marisete – Turma da Noite:
Gostei muito da parte do curso que realizei até o momento. Na verdade, gostaria de poder me dedicar mais ainda. O ensino oferecido é de um valor imenso para mim.

Talissa Bianchini – Turma da Tarde:
Sim, com o curso pude aprender consideravelmente mais em relação a tudo que já havia aprendido, tanto na escola, quanto na vida. Cursei apenas dois módulos, porém o aprendizado já foi satisfatório.

Rosana Scheleder Moraes – Turma da Tarde:
Eu simplesmente adoro estudar com o prof. Ironi Andrade. Sem sombra de dúvidas, ele é insubstituível!

Jéssica Zanatto – Turma da Tarde:
Estou cursando Letras na Universidade de Passo Fundo e, como tive um ensino médio precário, tive dificuldades de entender certos conteúdos. Por meio de uma amiga, fiquei sabendo do curso de Português do professor Ironi Andrade. Durante este semestre, aprendi muitas coisas que tinham ficado confusas na faculdade. A metodologia é maravilhosa, os professores são dinâmicos e nos mostram que o Português é lógico. Assim, eles fazem com que nos apaixonemos por esta Língua. Estou muito satisfeita com o curso e espero poder aprender ainda mais.

Luiz Henrique – Turma da Tarde:
Gostei sim. Nunca havia visto o método de ensino empregado neste curso. Pareceu-me de bom gosto a sequência em que os conteúdos foram abordados. Senti muito mais facilidade de aprender o Português com esse método. Portanto, recomendo o curso a todos que conheço.


Depoimentos de alunos da Turma de Oratória - Julho De 2013

Eduardo Xavier Gomes de Souza:
O curso de Oratória ministrado pelo Professor Ironi Andrade, sem dúvida alguma, superou absolutamente todas as expectativas. De fato, honrou a fama que possui, à medida que contribui drasticamente com a qualificação profissional e pessoal do aluno matriculado. É um curso para a vida, de aprendizado amplo, em sentido técnico, objetivo e, também e principalmente, em sentido subjetivo, imaterial, abstrato. Será altamente recomendado, pois faz jus ao que promete. Só resta, de fato, agradecer. Muito Obrigado!

Luiz Felipe Rossi Tassara:
O curso de Oratória foi excelente. Adorei a metodologia de ensino, com muita teoria e muita prática também. É impressionante como o professor Ironi consegue cativar os alunos, com uma transmissão de energia contagiante. Parabenizo-o pelo excelente curso.

Ederson Diniz Queiroz:
O curso de Oratória foi excelente. O dinamismo das aulas, além da indiscutível qualidade técnica e didática do professor Ironi Andrade e da excelente estrutura oferecida, propiciam totais condições para um ótimo e contundente aprendizado pelo aluno. O Sistema Educacional Ironi Andrade superou as minhas expectativas (e olha que elas eram grandes). Como sugestão, acredito que uma terceira apresentação por todos os alunos seria de grande valia.

Divulgação do nome não autorizada:
Excelente curso. Além de técnicas apuradas para o bem falar, nos fez pensar e refletir em quais são nossas atitudes e como as mudamos para otimizar os nossos objetivos. Este curso me ajudou e continuará ajudando a melhorar minha oratória e buscar maiores objetivos.

Patrícia Regina Celso:
O curso de Oratória é de fundamental importância e necessário na vida de qualquer pessoa. Para mim, o curso foi muito produtivo, aprendi muito e acredito que minhas capacidades serão melhores aproveitadas a partir de agora.


Darlan Vinicius Pezzutti:
Gostei muito do curso, pois o conhecimento que obtive aqui levarei para a vida. Todas as técnicas para perder a inibição foram muito importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Edgar Pandolfo:
Gostei muito do curso. Eu espero ter uma nova oportunidade de fazer uma reciclagem, não pelo que eu não aprendi, mas pela brilhante ideia de pôr tudo o que aprendi, em prática.

Elizandra Sartori:
O curso foi além das minhas expectativas. Aprendi muito e pretendo pôr tudo em prática no meu dia a dia. O professor Ironi Andrade é um mestre no que faz. Ele consegue passar todo seu conhecimento de uma forma muito espontânea e divertida. Isso me cativou muito.

Eduardo Fernandes dos Santos :
O curso de Oratória, sem dúvida, foi muito satisfatório, superando minhas expectativas em todos os sentidos. Além da parte teórica, a parte prática se mostrou como uma verdadeira lição de vida e, também, lição de moral e autoconfiança.

Heitor Oro:
Curso extremamente didático, que repassa, ao aluno, um profundo conhecimento de oratória e também para outras etapas da vida. Fantástico. Recomendo.

Leone Frizon:
Didática excelente, ultrapassou minhas expectativas. Fiquei extremamente satisfeito e feliz.Cristiane Guareski:
Para mim, como professora, foi, está sendo fundamental. A maneira como os conteúdos são trabalhados é fantástica! As correções, feitas com o professor, nos trazem um conhecimento especial, vemos sentido lógico e conseguimos entendê-las!

Nathalia Pavan:
O curso do professor Ironi Andrade superou as minhas expectativas. A ética profissional extrema sempre esteve presente nas aulas, caminhando lado a lado com o bom humor. Além dos ensinamentos sobre redação, fui aconselhada a fatos diários, através de palavras sábias.

Iago Pagnancelli:
O curso que eu fiz com o professor Ironi Andrade foi de excelente qualidade. Nele, consegui tirar muitas dúvidas para chegar a uma boa redação.

Bruno Faggion:
Com certeza, o curso é de alto nível. Não fui capaz de dedicar-me ao máximo, entretanto, nota-se facilmente que o professor é um gênio e amante da Língua Portuguesa. Sendo assim, o curso traz não só conhecimento de caráter argumentativo como também conhecimento da Língua e da vida. Pude notar meu desenvolvimento, que poderiam ser maior, nos cursos de Português e Redação, agora já concluídos. Portanto, agradeço a ti pelo teu jeito e tua inteligência. Teu método é diferenciado e não pode se perder no tempo, pois é especial assim como você, Professor.

Alessandra Miozzo Soares:
O curso, indubitavelmente, aprimorou e alavancou a minha maneira de escrever os textos- dissertativos ou não. Afinal, através das diversas redações feitas pude aprender com meus erros e desenvolver minha habilidade escrita, além de descobrir coisas inéditas da língua portuguesa. Agradeço imensamente a oportunidade de ter trabalhado com o profissional maravilhoso que é o professor Ironi Andrade!

Pietra Farina:
O curso foi muito importante para o crescimento do meu conhecimento. Sem dúvidas, irei levar o que aprendi aqui para o resto da vida. Ele foi essencial para melhorar a capacidade de escrever, para aprender novas maneiras de identificar e escrever mais facilmente. Além dos conhecimentos, levo do curso, também, novas experiências e amigos, como o nosso grande professor. Agradeço pela grande oportunidade que tive!

Caroline Marostega:
O curso, sem dúvida, correspondeu às minhas expectativas. Foi de muita importância, principalmente o compartilhamento de ideias e dúvidas de professor e alunos e aluno-professor. Passei, aqui no curso, 4 meses ótimos e de muito proveito. Só tenho a agradecer.

[/one_half]

Francisco Simon:
Gostei muito do curso, foi muito produtivo e, sem dúvida, irá me auxiliar em futuras redações. Pude aproveitá-lo ao máximo, sanei as minhas dúvidas, melhorei minha interpretação e aprendi a organizar minhas ideias.

Nicole Rosset:
O curso de redação com o Professor Ironi Andrade foi ótimo. Aprendemos muito além da formação de um texto. Aprendemos coisas que serão úteis para a vida, não somente para um texto. Conhecemos um pouco mais dessa grande personalidade que é o professor Ironi. Cada momento que foi passado aqui será eternizado na memória de todos os membros do curso. Que fique um grande abraço meu para o senhor.

Vanderlei Jr.:
Sem dúvida nenhuma, o curso colaborou extremamente para o meu conhecimento. As aulas foram ótimas e muito proveitosas. De fato, minhas redações nunca mais foram as mesmas após esses esplendorosos seis meses. Agradeço a ti, professor, pelo maravilhoso semestre. Abraço!

Júlio C. S. Mendo:
Foi um curso extremamente proveitoso, em que minhas dificuldades foram trabalhadas e minhas dúvidas foram sanadas. O método de aprendizagem facilita o entendimento da matéria. As aulas são lúdicas, mas focadas. Por fim, tenho a certeza do que minhas capacidades foram aproveitadas ao máximo com esse método.

Melissa Scapin Menegola:
Já é a segunda vez que faço o curso e, apesar disso, as aulas com o professor Ironi Andrade continuam sendo uma caixinha de surpresas, no sentido de que sempre há coisas novas a serem aprendidas com esse verdadeiro mestre. Valeu a pena!

Giulia D. Malacarne:
O curso que eu realizei neste semestre aumentou muito meu conhecimento na produção de redações. Melhorei em aspectos de gramática e de análise textual. As aulas eram produtivas e animadas e as propostas de textos foram variadas. Então, posso dizer que adorei o curso , parabenizando o professor Ironi pelo seu excelente trabalho!

Rodrigo Finger:
Aulas ótimas, conteúdo bem explicado, fácil compreensão, professor faz com que os alunos prestem bastante atenção na aula, encontros extraclasse contribuem muito para o aprendizado.


Depoimentos de alunos sobre o Curso de Oratória em Sananduva - Maio de 2013.

Elias Tártari Cavichioli:
O curso foi muito proveitoso para mim. Acredito que o processo de crescimento e desenvolvimento da técnica de que foi apresentado é contínuo. Durante o período de curso, me senti muito motivado e animado para as mudanças, que agora julgo não serem proveitosas. O curso foi muito proveitoso e me fez pensar bastante. Com certeza será fundamental na minha vida.

Alessandra Ribeiro dos Santos Boldori:
O curso de oratória é uma estratégia de desinibição fantástica.
Tive a oportunidade de participar de participar e concluir que é um excelente curso e sem dúvidas que farei novamente, não porque não aprendi, mas sim para ter o prazer de ter novas aulas com o Prof. Ironi. Gostaria de fazer o curso de Português.

Suzanara Agostinetto:
Curso muito bom.
Parabéns a toda equipe e professor Ironi. Curso proveitoso em todos os sentidos.Amplo conhecimentos, didática, informação e transmissão de tudo isso.
Curso recomendado.

Nestor Dalzotto:
Sim gostei muito e aprendi muito. Muito obrigado pela oportunidade.


Joelma Dalla Rosa:
Sim, com certeza, achei ótimo curso, o professor nota dez.
Foi muito aproveitado.
Aprendi muito, e como todos nós tivéssemos a oportunidade de fazermos os cursos que o professor Ironi Andrade nos fornece.
Eu com certeza vou fazer não só este, mas sim muito mais cursos para sim me aperfeiçoar.

Andrea Cristina da Rosa:
Sim, gostei muito, foi muito proveitoso consegui assimilar com clareza todos os tópicos abordados pelo professor, a prática e a didática aplicada foi muito interessante, contribuiu para a quebra de barreiras de medo de expressar diante de várias pessoas. Com certeza vão auxiliar ainda mais cada vez que eu tiver diante de uma plateia, jamais serei a mesma pessoa, pois através deste curso de Oratória aprendi a confiar mais em mim mesma.

César Augusto Queiroz:
Gostei, pude aprimorar e aprender muito sobre a arte de palestrar, utilizando um linguajar adequado a cada momento, técnica e desenvolvimento do conteúdo ou tema.


Depoimentos de alunos após a realização do Curso de Oratória no município de David Canabarro – dias 20 e 27 de abril de 2013

Lariza Benedetti – estudante de Agronomia:
Este curso me surpreendeu muito e positivamente. Levarei comigo, com certeza, para a minha vida pessoal e profissional dicas e aprendizado, antes desconhecidos. Ser aluna do professor Ironi Andrade não tem preço. São valores inestimáveis. Além de demonstrar ser um profissional excelente, nos mostrou ser também uma pessoa com inúmeras qualidades e características positivas, passando isso para nós.

Marinéia Lusa – advogada:
O curso nos propiciou um desenvolvimento muito bom, tanto na vida profissional como na pessoal. A aula foi prática e por sinal, muito proveitosa. Professor, sua aula, sua tática é excelente pois você consegue concentrar a atenção de todos os alunos. Parabéns!

Juliano Vanzela – advogado:
Em minha opinião o curso ministrado pelo professor Ironi Andrade foi um sucesso, superando todas as minhas expectativas. Acredito que o conhecimento e as técnicas repassadas serão de fundamental importância no decorrer da minha vida pessoal e profissional.

Maurício Deon – funcionário público de Muliterno:
De fato, estou muito satisfeito com os cursos que venho adquirindo nesse semestre, mas sem dúvidas, esse Curso de Oratória abriu um amplo espaço na minha futura carreira que pretendo exercer, que é a de advogado.

Bruna Dal Agnol – arquiteta:
O Curso de Oratória ministrado pelo professor Ironi Andrade está sendo um ótimo investimento pessoal e também profissional. Gostei muito do método utilizado, que nos fez vencer a timidez e conseguir o crescimento na nossa oratória. O que mais me tocou e chamou à atenção foi o momento em que tivemos que olhar insistentemente nos olhos de um colega, no momento de darmos as mãos e falarmos para as pessoas que não éramos íntimas, o quanto precisávamos e amávamos um ao outro.

Sheila Galvan dos Santos – advogada:
O Curso de Oratória ministrado pelo professor Ironi de forma brilhante, será de grande valia para a minha vida pessoal e profissional, pois ensinou técnicas de aprendizagem de como falar e me portar diante das pessoas. Meus sinceros agradecimentos e parabenizo o mestre Ironi pelos seus ensinamentos.

Adão Dalla Corte – vice-prefeito de Muliterno:
Gostei muito do curso. Ele fez com que me sentisse mais à vontade para estar junto ao público e fez com que eu conhecesse coisas diferentes, como me pronunciar para o público. Neste momento gostaria de agradecer aos meus colegas, que me prestigiaram muito pelo meu desempenho nas aulas. Agradeço também ao professor Ironi Andrade. Não vou esquecer o que colocou no meu coração e agradeço muito por isso.


Depoimentos de alunos do Curso Preparatório para o Concurso da Polícia Civil - 2013

Cássio Teixeira Vargas:
Aulas fantásticas, motivadoras e com metodologia diferente, fizeram eu entender o Português!

Douglas Bordin:
Busquei o curso procurando algo, mas percebo hoje que o que procurava era banal. Percebo, hoje, que nossas conversas e seus exemplos foram mais importantes que as regras de Português.

Jean Rodrigo M. de Souza:
O curso de Português foi muito válido e explicativo, apesar de ser um curso de curta duração, mas de grande valia. Sanei várias dúvidas encontradas durante a preparação para realizar concursos públicos. Estou muito grato por tudo.


Noeli Santos:
O curso foi maravilhoso, muito aprendizado, solução de várias dúvidas no decorrer das aulas, que são desenvolvidas de uma maneira bastante dinâmica. Eu poderia, e gostaria também, fazer este curso a ano todo, de tão maravilhoso que foi.

Rafael Modesti de Albuquerque:
O trivial, em geral, é oferecido por diversos cursos. Todavia, a experiência e, principalmente, o método lógico de ensino do Professor Ironi são singulares. O curso é fantástico e agregou valor ao meu conhecimento. Um abraço fraterno.


Depoimentos de alunos durante o primeiro semestre de 2013

Gustavo Bussolotto – Curso de Oratória
Ao buscar o curso, não tinha nenhuma referência a respeito do curso de oratória, buscava com o efetivo de criar melhores condições de relacionamento interpessoal, através das técnicas apresentadas. O curso veio de encontro as expectativas, apresentando ainda aspectos outros, como por exemplo a humanística e de vivência pessoal do ministrante, saio satisfeito grato e recomendo para o crescimento pessoal.

Franciele Foschiera Carvalho da Silva – Curso de Oratória
Busquei o curso sem ter noção de como seriam as aulas. Fiquei surpresa com a metodologia apresentada, fiquei satisfeita com o resultado obtido, em tão poucos dias. Percebi que, todo o programa do curso tem um objetivo. Gostei muito da evolução que obtive e levarei todas as dicas comigo para o meu dia a dia.

Bruna Melina Folchini – Curso de Oratória
O curso de Oratória que conclui, foi de suma importância na minha vida pessoal e, tenho certeza que ajudará muito na minha vida profissional futuramente. Eu como aluna, conceituei positivamente as tantas aulas dinâmicas que tive durante o cursos, pois me ajudaram a quebrar tabus, barreiras, bem como a de me aproximar do próximo, de estar em contato com os colegas. Assim, enfatizo a minha satisfação com as aulas e a dinâmica do professor. Acho que todos deveriam ter aulas como essas que tive, vale a pena.

Márcia Mello – Curso de Oratória
Estou muito feliz de ter participado deste curso de Dicção e Oratória. Com certeza vou embora com muito conhecimento adquirido. Tinha Muitas dificuldades em falar em público, hoje me sinto mais confiante. O Investimento no curso foi a melhor coisa que fiz. Farei outros, essa é a minha meta, para os próximos meses. Serei uma pessoa a fazer muitas indicações do curso.

Jean Marcelo Fontana – Curso de Oratória
O curso superou as minhas expectativas, pois vim preparado para um curso teórico e, para minha grata surpresa foi bastante prático, com ótimas dicas para superar principalmente o bloqueio psicológico que ocorre quando se é exigido para falar em público. Foi um ótimo investimento.

Alderina Tesser – Português a Concursos
Um curso fácil de entender pela maneira do professor explicar. Tudo EXCELENTE.

Juliana Giovelli Przyczinski – Português a Concursos
Acho que foi um curso muito mais motivacional e, de repente, até psicológico, do que propriamente de Português. Valeu muito a pena me abriu os olhos para novas perspectivas. Muito obrigada!

Fabiana Tonial – Português a Concursos
O curso é excelente, amplio a visão do preparo ideal para a prova de concurso.

Milton Tonial – Português a Concursos
Combinação ideal entre conhecimento e motivação.

Adriely Zolet – Português a Concursos
O curso além de ter me ensinado a “ler”, me motivou em todos os aspectos da vida, quase uma terapia. O professor Ironi é excelente.

Andrea Cristina da Rosa – Curso de Oratória
Sim, gostei muito, foi muito proveitoso. Consegui assimilar com clareza todos os tópicos abordados pelo professor, a prática e a didática aplicada foi muito interessante, contribuiu para a quebra de barreiras de medo de expressar diante de várias pessoas. Com certeza vão auxiliar ainda mais cada vez que eu tiver diante de uma plateia, jamais serei a mesma pessoa, pois através deste curso de Oratória aprendi a confiar mais em mim mesma.


José A. da Luz Ferron – Português a Concursos
Penso que o lado do icentivo é dez. Valeu professor! Até semana que vem.

Yasmin da Cunha – Curso de Oratória – Lagoa Vermelha
O curso é excelente, aprendi muito não só profissionalmente como pessoalmente. O curso fez com que eu crescesse, evolui-se e acima de tudo me motivou. Depois do curso posso dizer que sou outra pessoa, “pois enterrei o eu não consigo e abracei o que eu quero, eu posso, e eu consigo”. Resumidamente o curso é simplesmente excelente.

Carla Sbardeloto – Curso de Oratória – Lagoa Vermelha
O Curso de Oratória fora excelente, motivou a turma, integrou os participantes. Certamente, em outras oportunidades faria novamente. Foi uma experiência gratificante, emocionante e que vou levar para toda vida.

Salva de Lourdes Ribeiro – Curso de Oratória – Lagoa Vermelha
Só fiz o curso de Oratória mas, valeu muito, por que, com esse, aprendi a organizar melhor a minha vida, tanto profissional, como pessoal, pois o professor sabe muito bem, passar para nós, como viver melhor, e com inteligência, e que o ser humano tem todas as capacidades, mas não sabe usa-las. Hoje temos consciência de que falar, e falar bem é muito importante, para podermos transmitir as nossas emoções e sentimentos.

Elias Tártari Cavichioli – Curso de Oratória
O curso foi muito proveitoso para mim. Acredito que o processo de crescimento e desenvolvimento da técnica de que foi apresentado é contínuo. Durante o período de curso, me senti muito motivado e animado para as mudanças, que agora julgo não serem proveitosas. O curso foi muito proveitoso e me fez pensar bastante. Com certeza será fundamental na minha vida.

Alessandra Ribeiro dos Santos Boldori – Curso de Oratória
O curso de oratória é uma estratégia de desinibição fantástica. Tive a oportunidade de participar de participar e concluir que é um excelente curso e sem dúvidas que farei novamente, não porque não aprendi, mas sim para ter o prazer de ter novas aulas com o Prof. Ironi. Gostaria de fazer o curso de Português.

Suzanara Agostinetto – Curso de Oratória
Curso muito bom. Parabéns a toda equipe e professor Ironi. Curso proveitoso em todos os sentidos. Amplo conhecimentos, didática, informação e transmissão de tudo isso. Curso recomendado.

Joelma Dalla Rosa – Curso de Oratória
Sim, com certeza, achei ótimo curso, o professor nota dez. Foi muito aproveitado. Aprendi muito, e como todos nós tivéssemos a oportunidade de fazermos os cursos que o professor Ironi Andrade nos fornece. Eu com certeza vou fazer não só este, mas sim muito mais cursos para sim me aperfeiçoar.

Melânia Ivone Tumelero Fracasso – Curso de Oratória
Sim, gostei muito. Logo que soube do curso de Oratória me interessei em fazê-lo. Viajo em busca de conhecimento quando necessário e foi um privilégio realizar este tão conceituado curso aqui na minha cidade de Sananduva.

Nestor Dalzotto – Curso de Oratória
Gostei muito e aprendi muito. Muito obrigado pela oportunidade.

César Augusto Queiroz – Curso de Oratória
Gostei, pude aprimorar e aprender muito sobre a arte de palestrar, utilizando um linguajar adequado a cada momento, técnica e desenvolvimento do conteúdo.


Depoimentos de alunos do Curso de Redação - 2013

Emely Reinehr:
Comecei as aulas com o professor Ironi Andrade no início de 2012. Meu objetivo é o vestibular para Medicina. Sempre tive inúmeras dificuldades na escrita. Foi então que fui indicada para fazer as aulas com o professor Ironi. Comecei do zero. Com muita paciência, ele foi ensinando-me a escrever melhor, em todos os aspectos. Aprendi apresentar minhas opiniões de forma coerente, pontuar melhor e, sem dúvidas, cresci muito ao escrever os textos. Além de todos os ensinamentos que obtive com o professor, tive, também, seu apoio incondicional nos momentos de dificuldade. Acabo o curso afirmando, com certeza, que cresci muito e aprendi de verdade. Ao professor Ironi Andrade só tenho o que agradecer.

Laisa Zanella:
Sim, gostei muito. Acredito que essa forma de ensinar, voltada ao desenvolvimento individual, é extremamente proveitosa, pois os alunos conseguem perceber seus erros e corrigi-los. A maneira objetiva de ensinar traz a sensação de saber o objetivo final, isto é, para onde estamos indo, e isso traz motivação. Só tenho a agradecer.

Bernardo G. Caovilla:
O curso de Redação, como todos os outros aqui oferecidos, é de ótima qualidade. Percebi um avanço enorme em minha capacidade de escrever, além de me sentir muito mais seguro e tranquilo no momento da produção. O professor Ironi é excelente, possuindo uma forma de nos repassar os conteúdos que faz com que tudo se torne mais fácil de ser posto em prática.

Vanessa Shuster:
Classifico o investimento realizado no curso de redação como o melhor da minha vida de “concurseira”, pois aprendi muito mais do que questões estruturais e gramaticais: aprendi a trabalhar o emocional. Tenho certeza de que, em breve, voltarei à escola para aprender mais em outros cursos. Obrigada.


Fernanda Fornari:
O curso é de excelente qualidade, o professor é ótimo e a recepção também é muito boa e acolhedora. Sinceramente, não tenho nenhuma reclamação a fazer e sempre indico esse curso aos meus amigos e colegas. As aulas são dinâmicas e com muito conteúdo a nos oferecer. Vale a pena investir neste curso, principalmente pelas correções das redações feitas de forma extraclasse, que foram com o que eu mais aprendi.

Alexandre de Mattos:
Estou totalmente satisfeito. Recebi, no curso, todas as orientações necessárias para aprimorar minha capacidade de redação. Os ensinamentos foram preciosos e, com certeza, serão decisivos para que eu possa conquistar os meus objetivos.

Eduardo Antônio Chiodelli:
Quando comecei o curso, eu tinha muita dificuldade em redação e na organização dos textos em geral. Após concluí-lo, minhas dificuldades diminuíram significativamente o ponto de ler, interpretar, organizar e escrever corretamente. Recomendo e agradeço ao professor por tudo.

Pietro Rambo Sordi:
Aprendi muito desde o início do curso. Valeu muito participar de todas as aulas.

Júlia Maria Kalinoski:
Acredito que, além de evoluir como “escritora”, aprendi muito com cada colega e, principalmente, com o professor, que tem uma didática ótima. Sempre fui muito bem recebida apesar de alguns problemas pessoais que tive. Conseguimos marcar vários encontros para cada vez mais melhorar minhas redações. E sempre que precisar voltarei para ter aulas particulares e visitar.


Depoimentos de alunos durante o ano de 2012

Mônica Manica – Português Avançado
O curso que estou concluindo foi muito proveitoso para toda minha vida, pois assim levarei um conhecimento geral sobre todo o conteúdo. O curso possibilitou-me maior compreensão das normas de Português de uma forma prática e dinâmica.

Natália Fortunati – Português Básico
Sim, muito, visto que eu melhorei 80% do meu rendimento nos vestibulares. Além disso, este curso leva-se para a vida toda, uma vez que o Ironi além de trabalhar a gramática, foca o emocional dos alunos.

Mariele A. Brugnarotto – Português Completo
Muito bom os cursos, sendo totalmente de fácil compreensão através dos exemplos didáticos. Mas nunca deixando de aprimorar com novos conceitos e exemplos, que na maioria das vezes temos dúvidas.

Jaqueline Rostirolla Adames – Português Básico
Os alunos do curso de Português não aprendem somente conteúdo, mas também aprendemos a interagir com os demais colegas e acima de tudo o desenvolvimento de um senso crítico mais aguçado em relação aos conteúdos relacionados a Português! Obrigada Ironi.

Isabela Bohnen – Português Básico
Eu gostei muito, pois além de conhecimento adquiri vocabulário e todas as aulas foram muito produtivas.

João Ferron – Português Completo
Eu só lamento não ter participado destes cursos há muito tempo, ou seja, há muitos anos passados. Mas, tenho certeza de que este curso valeu e valerá muito, muito! Pra mim. Assim que puder, farei outros.

Suzana F. de Oliveira- Português Especial a Concursos
Gostei muito do curso, não somente, pelas aulas, mas levarei como experiência em minha vida acadêmica. Em apenas quatro meses aprendi muito, de maneira clara, objetiva, descontraída. Aprendi muito mais do que o português, mas também muitas coisas que jamais imaginei em um curso de português. Tenho muito a agradecer a você professor, saiba que o terei como um grande amigo além de um grande colega de profissão.
Um grande abraço.

Emely Reinehr – Português Especial a Concursos
Ao escolher o curso do professor Ironi Andrade, sem dúvida, tive a certeza de que havia feito a escolha certa. No decorrer das aulas fui surpreendendo-me cada vez mais. Cresci muito, aprendi e, com certeza, conheci pessoas incríveis.
Ao professor, meu eterno agradecimento!

Endrio de Melo Bogoevich – Português Especial a Concursos
Os cursos oferecidos foram ótimos. Nunca aprendi tanto, em tão pouco tempo, Português e redação. Portanto, a resposta é sim. Adorei.

Milena Giotti Marostega – Erechim
Os cursos oferecidos me proporcionaram maior conhecimento. Os métodos utilizados para a execução das aulas são ótimos; Recomendo a todos, pois são aulas dinâmicas, divertidas e principalmente por possuirmos um maior aprendizado para a vida.

João Pedro Oro Remor – Português – Erechim
Gostei muito, aprendi muita coisa nova, e complementei o que havia aprendido na escola. Espero poder fazer outros tipos de cursos ainda.

Melissa Scapin Menegola – Português e Redação – Erechim
Os cursos com o professor Ironi Andrade foram uma experiência maravilhosa, que fez esclarecer aquelas dúvidas que temos vergonha de perguntar, dinâmica, única. Além de um excelente professor, um ótimo amigo!

Cláudia – Cursos de Português – Erechim
Pela primeira vez interagi com a língua portuguesa como sujeito agente e não paciente. Percebendo a lógica, a estrutura e a dinâmica do idioma. Excelente!

Rosangela Fátima Pedoti Cornélio – Erechim
O curso foi de grande valia para mim, pois após finalizar o segundo grau em 1983, retornei à escola, para a faculdade, em 2008. E rever principalmente a gramática. Sei que preciso fazer mais alguns cursos, como oratória, redação. Na realidade, gostaria de ter feito o curso completo, alias, ainda o farei, antes do professor se aposentar.

Marco Antônio Acosta Bisognin- Português – Erechim
Achei o curso muito interessante. Fez-me perceber o quão lógica é nossa língua. Também gostei muito do aprendizado crescente nos estágios. Contudo sinto não haver tempo hábil para todo desenvolvimento. Desta forma participarei de outros cursos quando possível

Paloma Mocellin – Português e Redação
Acredito que é uma questão de qualidade de inteligência. Assim como se deve ter uma boa qualidade de vida estudar e aprender a língua portuguesa escrita e falada faz e deve fazer parte dos princípios humanos. Com carisma, elegância e uma inteligência gigantesca me sinto de certa forma honrada em poder ter sido aluna de uma pessoa como Ironi. Digno de reconhecimento simplicidade e profissionalismo acho que passo a fazer parte dos 10% do povo que um diferencial linguístico. Não somente para provas, concursos mas para a vida a oportunidade se torna completamente válida e espero que venham outros. Aprender com quem vale a pena nunca é demais.

Camila Almeida – Curso de Verbos
És o meu segundo curso, para eu foi um crescimento muito proveitoso, a minha caminhada não encerro aqui, o meu objetivo é ser uma professora com os parametros como os do Ironi Andrade. Não há dinheiro que pague tudo o que estou aprendendo, muito obrigado pela paciência e respeito. Boas férias e que Deus Abençoe.


Renata M. P. Grison – Curso de Verbos
Gostei muito desse curso de verbos. Realmente valeu a pena esses cinco dias de aula com o Professor Ironi. Esse assunto ficou bem claro, algo que eu nunca havia conseguido.

Antonella Portillo Fiorini – Curso Reforma Ortográfica
Achei excelente a dinâmica das aulas, aprofundando muito mais do que eu esperava. Ótimo curso, objetivo e fundamental.

Divulgação do nome não autorizada – Português Especial a Concursos
Agradeço ao acolhimento, gostei do curso realizado, acho que necessito de mais algum tempo para conseguir alcançar meus objetivos. Pretendo continuar mais nos próximos semestres.

Mônica Manica – Redação
Vários aspectos devem ser mencionados ao nos referirmos aos cursos disponibilizados pelo professor Ironi Andrade. Afinal, a aprendizagem adquirida ao longo do semestre é de extrema importância, uma vez que nos são ensinados conteúdos que serão guardados em nossa memória para o resto de nossas vidas. O curso de redação, em especial, foi um curso não somente para aprendermos a dissertar corretamente, mas, também, para enriquecermos nossa alma com os diferentes conhecimentos adquiridos.

Antônio B. Albuquerque – Redação
Ao meu ver, as aulas foram ótimas e eu adorei o curso.

João Vitor Longo – Redação
Aprendi muito, minhas redações eram extremamente ruins. Agora posso ver que o curso valeu muito aprendi. Olho e minhas redações e percebo o quão foi a minha evolução. Queria agradecer a Glaura ao Ironi pelo esforço imensurável que tiveram comigo e podem ter certeza, a minha ida a faculdade de medicina será possível a eles. Muito Obrigado.

Rafaella Oneda – Redação
Gostei muito do curso, pois além de aprender sobre redação, aprendi muito português, não só com o Professor, mas também com os colegas. Levarei o ensinamento aqui obtido por toda minha vida, bem como minha gratidão e admiração pelos Professores que tanto trabalharam para nos proporcionar um excelente curso.

Ayrton Portillo – Português Completo
Os cursos proporcionaram grande crescimento para mim. Entrei no curso de português com a convicção que seria um curso difícil, mas nada é difícil quando é lógico.

Mariele A. Brugnarotto – Português Completo
Excelente a didática do curso de Português que sempre continue assim, Obrigada pelos ótimos ensinamentos.

Laércio Morschel – Português Completo
Agradeço ao professor Ironi, por me ensinar o verdadeiro português e certamente serei muito feliz com este aprendizado. Abraço.

Géssica Taísa da Silva – Portugês Completo
O curso foi de extrema importância tanto para formação de conhecimento quanto para ampliar a visão de mundo. Desenvolvi a habilidade de pensar o português como algo lógico e não dividido em partes.

Ana Kátia – Português Completo
Gostei muito. As aulas são animadas e a gente aprende o português com muita facilidade. O professor é ótimo!

Gleice Mara Tertari – Português – Erechim
Adorei o curso. Com certeza se tiver outros em nossa cidade vou participar.

Marcos Paulo de Medeiros – Redação e Português – Erechim
Foram uma das melhores experiências da minha vida. Os cursos são excelentes, mas gostaria de destacar o curso de português, pois mudou completamente o meu modo de ver e conhecer a língua portuguesa, como por exemplo: ”Cada caso é um caso!”, e “Nunca diga sempre!”. Quão boas foram as aulas, e, o professor Ironi, ficará marcado na minha vida. E porque eu fiz o curso? Fi-lo porque O quis.

Jaqueline Rostirolla Adames – Português Completo
Certamente estou satisfeita com resultado deste curso de português. A partir de agora, as portas do sucesso abrem-se e asas da sabedoria ruflam sobre os desejos e aptidões de cada participante dessa majestosa jornada. Ironi, muito obrigada por acreditar em mim! Espero que nunca esqueças desta humilde aluna.

Isabela Bohnen – Português Completo
Reconheço os cursos oferecidos pelo professor Ironi Andrade muito bons. Tive o privilégio de participar de dois deles: a redação e o Português. Ambos me ajudaram muito até agora e creio que levarei os conhecimentos aqui adquiridos para o resto da minha vida. Afinal, dominar a língua materna e suas regências representa, hoje, algo indispensável à todos. Recomendo os cursos à todos e tenho certeza de que o sistema educacional Ironi Andrade é sem dúvida, o melhor lugar para adquirir conhecimentos além de didáticos, de mundo.

Mateus Canali – Português Completo
Grande curso, grande professor.

Jaysa Pizzi – Português Completo
Certamente, o melhor curso de Língua Portuguesa que fiz. O professor Ironi Andrade contagia a todos com sua alegria e método de ensino diferenciado.

Endrio de Melo – Português Completo
Gostei do curso, foi de muito bom proveito todos os cursos que fiz.


css.php