Oratória

Cronograma

Novas turmas são formadas de acordo com a disponibilidade do professor e o interesse da clientela.

Descrição

O trabalho, conhecido popular e simplesmente por Curso de Oratória, consta de três partes bem claras: a desinibição, a dicção e a oratória.

Na primeira delas, desinibição, o objetivo principal é o de nivelar o grupo e deixá-lo bem à vontade para melhor conviver com o próprio grupo e com o professor. Nela, são desenvolvidos exercícios especiais com essa finalidade. Uma vez descontraído, relaxado e solto, o aluno encoraja-se e começa a ver que é possível, sim, desenvolver a importantíssima competência de expressar-se oralmente.

A segunda, dicção, visa à melhoria na pronunciação dos vocábulos, sem o que o fim maior do Curso não se concretiza. A pronúncia correta das vogais, das consoantes, dos encontros vocálicos e dos encontros consonantais mais complexos é o objeto de estudo nessa fase do programa. Afinal, somente a pessoa segura de si e extremamente autoconfiante consegue tirar do próprio cérebro tudo aquilo que ele lhe pode dar. E a segurança na pronunciação das palavras eleva a autoestima.

Finalmente, na parte da oratória propriamente dita, trabalham-se técnicas de como, de forma desinibida e com boa dicção, falar a qualquer público, fazendo-o bem, sem medo e com alto poder de persuasão. A formação da consciência de que toda fala deve ter início, meio e fim, com técnicas especiais de pôr essas partes em prática, mostra-se fundamental e é o fim maior de todo o trabalho que é realizado.

Importante: os exercícios, desenvolvidos de forma prática e com intensa carga neurolinguística, são filmados e submetidos a uma avaliação, individual e coletivamente.

css.php