Cursos Especiais

Tradicionalmente e há mais de 25 anos, oferecemos cursos de Português Completo, Oratória e Redação, além dos recém-lançados Formação de Professores na Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa desenvolvido pelo Professor Ironi Andrade, Português para Crianças e Adolescentes e Preparatório ao Colégio Tiradentes. Todos eles têm matrículas abertas permanentemente em nossa sede, na cidade de Passo Fundo/RS.

Além dos citados, oferecemos cursos especiais que podem ser formados em períodos de férias, em finais de semana, in company ou a pedido de órgãos públicos ou de grupos, até mesmo fora de nossa sede, em todo o país. São eles:


Curso de Verbos

Curso de Verbos

 

Neste curso, são abordados os modos verbais: emprego do indicativo, do subjuntivo e do imperativo; tempos verbais: emprego e correspondência entre tempos e modos; formas nominais: emprego do infinitivo, do gerúndio e do particípio; conjugação verbal: conjugação e identificação de tempos, modos e formas nominais; concordância verbal: concordância obedecendo a modo, tempo e pessoa; uniformidade de tratamento em textos da redação oficial; emprego dos pronomes de tratamento e respectiva concordância; resolução de questões: identificação de pessoa, tempo e modo.

Interpretação de Textos

Interpretação de Textos

 

Indiscutivelmente, a maior dificuldade de quem busca vagas em concursos públicos ou em universidades está na interpretação de textos. Infelizmente, a escola não desenvolve de forma satisfatória essa habilidade tão extraordinária e crucial, quer para a aprendizagem mais racional, simples e rápida, quer para a resolução segura e rápida de questões de provas.
Este curso terá por finalidade sanar essa deficiência, mostrando, na prática, como se leem, como se interpretam e como se compreendem textos.
Para tanto, serão utilizados textos dos mais variados gêneros e estilos – em prosa e em poesia; de natureza histórica, geográfica e filosófica –, de forma que todos os participantes saiam mais autoconfiantes e efetivamente capazes na arte de compreender o que leem.
Tudo, evidentemente, será trabalhado na perspectiva da aplicação imediata a todas as situações da vida: em concursos, em redações e nas atividades do cotidiano.


Português a Concursos

Português a Concursos

 

Este curso destinar-se-á a um preparo mais apurado ao Enem, ao vestibular e a outros concursos. As mais de duas décadas e meia de experiência na elaboração de provas fará com que o professor pince, do todo, aquilo que mais frequente e insistentemente é cobrado. Naturalmente que todo o trabalho desenvolver-se-á na perspectiva gramático-textual. Sim, a gramática em função do texto e o texto em função da gramática. Bem aos moldes das mais modernas provas elaboradas pelas mais seletas bancas.


Português Jurídico-Judiciário

Português Jurídico-Judiciário

 

Advogado atuante e conhecedor do idioma como poucos, o professor Ironi Andrade, mergulhando nas entranhas processuais, montou um programa de Português Jurídico-Judiciário muito especial que, hoje, quer por ele mesmo, quer por vários de seus colegas de equipe, é desenvolvido com muito brilho em tribunais, em escolas de Direito, em sedes do MP, em eventos da Ordem dos Advogados, no território nacional todo. Calcado nas lidas forense, esse programa pinça tudo aquilo que, ora pelos advogados, ora pelo Ministério Público, ora pelo Sistema Judiciário – daí a denominação jurídico-judiciário –, é usado no dia a dia e oferece, muito frequentemente, dificuldades a todas as partes. Em termos gramaticais, a ênfase volta-se prioritariamente a conteúdos que predominam na linguagem jurídico-judiciária e que, mal empregados, provocam danos por vezes irreparáveis. Já, no que se refere a textos para análise, interpretação e compreensão, a seleção é preciosíssima e prioriza conteúdos formativos e informativos, em larga escala. De fato, somente um profissional com a experiência nas lides do magistério e jurídica de um Ironi Andrade, repassada cuidadosamente aos professores que formam a sua equipe, poderia ser tão feliz na montagem de programa tão direcionado, tão prático e tão útil.


Produção Textual

Produção Textual

 

Este trabalho terá por objetivo demonstrar, de forma prática, que é possível, e fácil, produzir bons textos, bastando, para tanto, um “estado emocional favorável”. O curso afastar-se-á, tanto quanto possível, do processo hermético que engessa e se presta quase exclusivamente à criação técnico-científica. Da simples carta à mais complexa obra literária, tudo passa pelo “querer positivo”, no que se refere à produção textual. Nunca se perderá totalmente de vista a técnica, mas se privilegiará a liberdade de criação.


Redação Jurídico-Judiciário

Redação Jurídico-Judiciário

 

Advogado atuante e conhecedor do idioma como poucos, o professor Ironi Andrade montou um programa muito especial em Redação Jurídico-Judiciária que, hoje, quer por ele mesmo, quer por vários de seus colegas de equipe, é desenvolvido com muito brilho em tribunais, em escolas de Direito, em sedes do MP, em eventos da Ordem dos Advogados, no território nacional todo. Calcado nas lidas forense, esse programa pinça tudo aquilo que, ora advogados, ora membros do Ministério Público, ora servidores do Judiciário – daí a denominação jurídico-judiciária –, sentem dificuldades de redigir ou mesmo de compreender. Além de uma abordagem prática e extremamente didática, este programa prima também pela preocupação, não com suposições e hipóteses raramente presentes na labuta diuturna, mas com aqueles casos práticos cuja repetição é intensa e, não raramente, oferecem dúvidas, quer na redação, quer na compreensão da linguagem utilizada. Há, ainda, preocupação extremada com a simplificação dos atos administrativo-judiciais e aproximar a magistratura e o ministério público da advocacia. Um achado, sem dúvida, a tantos quantos, direta ou indiretamente, labutam nas lides forense-advocatícias.


Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica

 

  • Surgimento da Língua Portuguesa
  • Evolução da Língua Portuguesa: dos primeiros textos escritos aos dias de hoje
  • Publicação da primeira gramática da Língua Portuguesa
  • Primeira Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa – Portugal e países africanos
  • Legislação vigente
  • Primeira Reforma Ortográfica no Brasil
  • Segunda Reforma Ortográfica no Brasil
  • Terceira Reforma Ortográfica no Brasil
  • Alterações havidas: exposição e exercícios.

css.php